Terça, 14 Novembro 2023 08:01

Projeto do vereador Chico Pinheiro cria Dia Municipal da Cavalgada

A Câmara de Ariquemes aprovou nesta segunda-feira, 13, o Projeto de Lei 3479/23, de autoria do vereador Chico Pinheiro (MDB), que cria o "Dia Municipal da Cavalgada, em Ariquemes.

De acordo com a redação do PL, a cavalgada é mais do que um evento a cavalo, é um elo entre gerações, promovendo inclusão e interação social. Em Ariquemes, essa prática é conduzida com responsabilidade e respeito aos animais, refletindo os valores de diversidade e comunhão, tão prezados na região.

A matéria destaca ainda, que além de fortalecer os laços sociais, a cavalgada tem um impacto econômico significativo, impulsionando o comércio local e o turismo rural. Tornou-se uma autêntica manifestação cultural, promovendo a identidade da cidade.

Homenagem

A escolha da data para comemorar o Dia da Cavalgada, 30 de setembro, homenageia o pioneiro da cidade, Sr. Bento de Souza Mendes. Sua trajetória de vida, marcada por liderança comunitária e amor pela cavalgada, deixou um legado que transcende as gerações.

Legado de solidariedade

A Comitiva Vô Bento, inspirada por Sr. Bento, não só manteve a tradição das cavalgadas como também se destacou em ações sociais, contribuindo para o Hospital do Amor da Amazônia desde 2017.

Tributo à identidade local

Para o vereador Chico Pinheiro, autor da proposta, com a criação do Dia Municipal da Cavalgada, e a inclusão no calendário oficial do município, busca reconhecer e perpetuar a importância cultural, social e econômica do movimento, em Ariquemes. “A aprovação do projeto representa um tributo à identidade local e àqueles que contribuíram para construí-la”. Finalizou.