Terça, 07 Novembro 2023 08:45

Através de requerimento vereador Tiago Viola requisita dados do IBGE

O Vereador Tiago Viola (PL) teve o pedido de um requerimento aprovado nesta segunda-feira (06), o qual solicita da Casa de Leis, para que notifique o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de modo que preste esclarecimento sobre os dados do censo de 2022, realizado em Ariquemes.

O documento pede explicações ao IBGE a respeito da quantidade populacional do município de Ariquemes, incluindo a possibilidade de recontagem da mesma. De acordo com a redação do requerimento, há um destaque que mostra o número de habitantes, isso de acordo com os dados levantados pelo instituto, cerca de 96.833 pessoas.

Ocorre que no ano de 2010, o censo apurou que a quantidade da população do município, era de 90.353 habitantes. Ou seja, em 12 anos o aumento foi de apenas 6.480 pessoas.

Para o proponente do requerimento, vereador Tiago Viola, a cidade de Ariquemes avançou muito nos últimos 12 anos, com a abertura de novos bairros e loteamentos, escolas, universidades, hospitais, avanço na construção de saneamento básico, construções residenciais e empresariais, aumentando em recorrência disso, a quantidade de empregos no município, e como consequência, aumento populacional.

Conforme o parlamentar é necessário fazer uma recontagem dos munícipes, tendo em vista que vários setores foram prejudicados, inclusive, àqueles que dependem do programa “Minha Casa Minha Vida”, tendo como requisito a faixa etária, e que para acontecer à liberação de recursos com valores maiores, é preciso ter acima de 100 mil habitantes.

Viola destaca ainda, que a saúde e a educação também foram afetadas, pois, ambas as áreas recebem recursos federais conforme a demanda da população. “É urgente e necessário a recontagem para melhor cumprimento das ações a serem estabelecidas em prol do município de Ariquemes”. Disse.