Terça, 20 Junho 2023 09:20

PL do ver. Tiago Viola é aprovado e obriga estabelecimentos a adotarem medidas de auxílio à mulher

Os vereadores aprovaram na Sessão Ordinária desta segunda-feira (19), o substitutivo ao Projeto de Lei nº3060/21, de autoria do vereador Tiago Viola (PL), que obriga bares, restaurantes e casas noturnas a adotarem medidas de auxílio à mulher, em situação de risco e vulnerabilidade.

O texto diz que os bares, casas noturnas, restaurantes e organizadores de festas, em geral, situados no Município de Ariquemes, ou que promovam eventos festivos na cidade, ficam obrigados a adotar medidas de auxílio às mulheres que se sintam em situação de risco e vulnerabilidade nas dependências desses estabelecimentos.

A matéria do PL ainda destaca sobre a obrigatoriedade dos organizadores de festas, de ter um de seus colaboradores capacitado para auxiliar as mulheres que venham a ficar em situação de risco.

O estabelecimento ou organizador deverá fixar cartazes nos banheiros femininos, informando sua disponibilidade para prestar auxílio à mulher que se sinta em situação de risco, os quais devem medir no mínimo 30 por 40 centímetros e conter os seguintes dizeres: Não está se sentido segura? Este estabelecimento presta auxílio à mulher que se sinta em situação de risco. Ligue 180/190, ou procure a direção do local.

De acordo com o proponente do PL, vereador Tiago Viola, a proposta serve de contribuição para ajudar mulheres que são vítimas de violência, ou que ficam em situação vulnerável, e muitos desses casos ocorrem dentro de casas noturnas.