Quarta, 01 Novembro 2017 09:01

Vereador Amalec defende projeto patrulha eleitoral

Na sessão desta segunda (30), o vereador Amalec da Costa (PSDB), defendeu o projeto da justiça eleitoral “Patrulha Eleitoral”. O Projeto é uma ação do TRE vinculada ao Programa Eleitor do Futuro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tem por objetivo estimular a comunidade estudantil a praticar a fiscalização do processo eleitoral e as atividades dos eleitos.

Os jovens inseridos no projeto terão formação que abordará aspectos de cidadania política, parte introdutória do Direito Constitucional, divisão de poderes, destacando as atribuições dos Poderes Legislativo e Executivo, com ênfase nas atividades de vereadores e prefeitos.

Ao final da capacitação, o jovem atuará como multiplicador do conteúdo em sua escola e na comunidade, como fiscal dos candidatos eleitos, exercendo a cidadania efetiva por verificar de perto na casa legislativa os trabalhos dos representantes escolhidos pelo voto popular.

Cada patrulheiro recebe a missão de “adotar” um vereador e acompanhar suas iniciativas e seus projetos, além de fiscalizar as atividades dos integrantes da Câmara Municipal, assim como os trabalhos desenvolvidos pelo prefeito na condução do Poder Executivo.

Ao discursar na tribuna para defender a iniciativa da justiça eleitoral, o vereador Amalec, disse da importância da inserção desses jovens no controle do exercício dos cargos públicos, pois assim, além de ajudar na fiscalização do cumprimento da função, esses jovens também passarão a exercitar o gosto pela vida pública, e assim, no futuro ser nossos representantes.