Terça, 12 Maio 2020 08:20

PROJETO DO VEREADOR ZUL IMPLANTA QR CODE EM OBRAS PÚBLICAS

Os Vereadores aprovaram na sessão desta segunda (11), o Projeto de Lei Nº2905/19, de autoria do Vereador Zul Pinheiro (PDT), que implanta o Código QR, na divulgação de dados das obras públicas e veículos oficiais de Ariquemes.

O Código QR, ou QR Code, é um código de barras bidimensional, nele podem ser gravados dados, imagens, vídeos, entre outras informações.

De acordo com o PL, nas obras públicas o Código QR, deverá conter um link URL dos dados da obra junto ao Portal Transparência do Município, o qual deverá conter as seguintes informações: Valor da obra, população atendida, projeto arquitetônico com a descrição das imagens, nome da empresa que irá executar a obra, eventuais aditivos contratuais, bem como, a data de conclusão da obra.

O projeto também prevê ainda que, nos veículos oficiais, o código QR deverá conter as informações do veículo, órgão em que o veículo está lotado e, nome do titular responsável pelo veículo.

Para o Vereador proponente do Projeto de Lei, Zul Pinheiro, ao apresentar a propositura à Casa de Leis para a apreciação dos Vereadores, foi pensando em poder disponibilizar de maneira prática os dados sobre as obras públicas e bens públicos, conseguindo assim, disponibilizar um acesso mais fácil, amplo e democrático à informação.