Terça, 24 Abril 2018 09:01

Em tribuna

Na sessão ordinária desta segunda (23), vereadores se revezaram na tribuna para cobrar diversas melhorias para o município de Ariquemes.

O Vereador Pastor Eronildo (PRB), cobrou a recuperação de um bueiro no B-40, o qual vem deixando os moradores da localidade ilhados, disse também que o dano no bueiro foi provocado pela usina instalada na localidade, pois o bueiro não suporta o fluxo de água que passa no local, sendo necessário fazer uma galeria. “O B-40 tem um fluxo muito grande, e é necessário que seja realizado um bom trabalho de recuperação na via, pois os agricultores precisam de condições para escoar a produção”.

Vereador Ernandes Amorim (PR), cobrou em tribuna melhores condições no atendimento ao público realizado na prefeitura, de acordo com o parlamentar, vem recebendo muitas reclamações de pessoas que procura por informações no atendimento destinado ao público e não estão conseguindo encontrar. Também cobrou melhorias nas estradas vicinais, as estradas encontram-se em péssimas condições e se faz necessário que a recuperação comece o quanto antes, assim que acabar as chuvas. Também ressaltou da importância do prefeito negociar com o sindicato dos profissionais da educação para evitar uma greve, para o parlamentar, se os professores entrarem em greve muitos serão prejudicados, principalmente os estudantes.

Vereador Rafael Bento (DEM), disse dos problemas que ocorrem no atendimento da UPA, informou que foi chamado na unidade onde constatou que pais estavam acionando a Polícia Militar para poder garantir atendimento. De acordo com o vereador, na escala estava previsto atendimento de quatro médicos, mas apenas dois estavam no local, para Rafael, é inadmissível que crianças sejam atendidas no mesmo local que pessoas adultas, é preciso que elas tenham um local adequado para que possam ter um atendimento específico, é uma solicitação dos pais. O vereador falou ainda que a super lotação da UPA, deixa claro que o atendimento é ruim.

Vereador Nairton da Saúde (PP), informou ao vereador Rafael que uma reforma do hospital da criança está sendo realizado, e assim será descentralizado o atendimento das crianças. Disse que recebeu uma ligação de uma pessoa do Distrito de Bom Futuro, informando que policiais estão transportando pessoas doentes nas viaturas, isso porque não tem uma ambulância para os atendimentos.

Capitão Levi (MDB), cobrou a imediata liberação das contas do ex prefeito Lorival Amorim, para apreciação da comissão de finanças e logo depois a aprovação da casa, e assim a liberação da casa para apreciar as demais. Capitão também cobrou melhorias nas linhas vicinais, salientou ainda, que está faltando planejamento para a devida recuperação das linhas do município.

Vereador Joel da Yamaha (DEM), disse da ida dos parlamentares à Brasília, que protocolaram junto ao FNDE, ofício solicitando recursos para as escolas municipais de Ariquemes, e que a parceria com o Deputado Federal Marcos Rogério tem tido benefícios, pois a secretaria de educação já recebeu alguns equipamentos oriundos de emenda parlamentar, e também de ação efetiva dos vereadores junto ao FNDE.

Vereador Zé Augusto, também cobrou mais ações que venham melhorar os atendimentos à saúde de Ariquemes, informou de emendas parlamentares que estão para serem disponibilizadas a fim de ajudar na estrutura de atendimento no hospital regional, e que através de solicitações dos parlamentares, muitas ações foram importantes para algumas melhorias na área, disse ainda da omissão do governo do estado, haja vista, que Ariquemes recebe pessoas de toda a região e o estado não faz nada para poder ajudar.