Terça, 02 Julho 2019 09:42

PROJETO DO VEREADOR LORO PERMITE QUE SAMU FAÇA CONDUÇÃO DE PACIENTES PARA A REDE PRIVADA DE SAÚDE

O transporte pelo SAMU de pacientes assistidos por planos de saúde, ou aqueles que puderem custear as despesas com o atendimento clínico, agora pode ser feito para hospitais particulares em Ariquemes. A lei municipal, que torna regra o que antes não era permitido, foi aprovada pelos Vereadores na Sessão desta segunda, 01.

O Projeto 2837/19, de autoria do Vereador Loro da Sucam (PROGRESSISTA), prevê que, quando solicitado pelo atendido, esse se estiver em condições de manifestar tal interesse, ou ainda se algum acompanhante responsável quiser que seja transportado para um hospital privado, o SAMU poderá efetuar o traslado.

Ainda de acordo com a redação do Projeto, caberá à equipe do atendimento, avaliar o estado clínico da pessoa socorrida, para definir qual estabelecimento de saúde poderá ser encaminhada.

Vale ressaltar que antes, as ambulâncias do SAMU, quando no atendimento de emergências, levavam os pacientes para as unidades de pronto atendimento públicas (UPAs). Muitas vezes, esses pacientes pediam transferência para locais que atendem o seu plano de saúde, ou que pudesse pagar pelo atendimento, o que exigia, além da ambulância, uma equipe de saúde de plantão para o acompanhamento. Com o deslocamento direto, será eliminada uma etapa de transporte e poupados recursos humanos necessários em outras demandas.

Em tribuna para defender a aprovação do Projeto, o Vereador Loro, destacou que a medida contribuirá para desafogar as unidades de urgência e emergência que, que além de atender aos munícipes de Ariquemes, também recebe pacientes de outras cidades.