Segunda, 11 Fevereiro 2019 15:44

REUNIÃO CONJUNTA PARA AÇÕES EM FAVOR DE DESABRIGADOS

A reunião ocorreu na manhã desta segunda-feira (11), no gabinete da Prefeitura de Ariquemes e contou com a presença dos vereadores, Presidente Carla Redano (PRB), que no ato também representou o Deputado Estadual Alex Redano (PRB);  Nairton da Saúde (PROGRESSISTA), Amalec da Costa (PSDB), Vanilton Cruz (SD), Joel Martins (DEM), Renato Garcia (PDT), Loreci Vieira (PP), Natan Lima (PTB), Zul Pinheiro (PTB) , Eronildo Pereira ( PRB) e Rafael Bento (DEM), além do vice- prefeito, Lucas Follador (DEM). Provocada pelo Poder Executivo Municipal, de acordo com o Prefeito Thiago Flores, o objetivo era estabelecer a união de esforços entre os Poderes para solucionar os danos provocados na cidade pelo excesso de chuvas do inverno amazônico, bem como da cheia do Rio Jamari, que atingiu diretamente vinte e uma famílias de Ariquemes. “Num primeiro momento queremos recuperar de imediato todas as 12 pontes que caíram ou foram levadas pelas águas, e obviamente a prefeitura sozinha não dispõe dos recursos necessários para realizar todas estas manutenções e reconstruções. Por isso, precisamos trabalhar com reforço das emendas dos nossos vereadores e dos Deputados Estaduais para que possamos solucionar rapidamente e de maneira emergencial estes problemas. Também contamos com reforço na cobrança junto ao DER para que realizem as manutenções nas estradas rurais de responsabilidade do Estado.” Afirmou Thiago Flores.

Para que todos compreendessem a dimensão dos impactos, o encontro foi aberto com relatório da assistência prestada às famílias atingidas pela cheia do Rio Jamari, ação coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES). Das 21 afetadas (todas no bairro Mutirão), cinco perderam tudo; destas, três foram retiradas e estão abrigadas na Escola Municipal Pedro Louback, duas foram encaminhadas para casa de familiares. Outras treze permanecem em suas residências, em estado de alerta, e são constantemente monitoradas pela Defesa Civil, ligada a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SEMDES). “Nós fizemos diversas parcerias e definimos dez pontos de arrecadação de donativos. A SEMDES já fez a triagem de todas para fazer a distribuição das doações conforme a necessidade de cada um.” Afirmou Gisele Jasset, secretária de SEMDES.

Investigação dos impactos provocados pelas PCH’s na cheia do Rio Jamari

Para finalizar a reunião, após ouvirem o parecer do Corpo de Bombeiros sobre visita realizada nas Pequenas Centrais Hidrelétricas Canaã, Santa Cruz e Jamari, instaladas na região, o Prefeito Thiago Flores, vice e vereadores assinaram ofícios destinados a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) e ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER), onde solicitam que estes órgãos viabilizem, junto as PCH’s, relatórios circunstanciados, amparados por laudo técnico, acerca das condições de operação, impactos nas cheias, procedimentos de ação de emergência e as condições de risco das barragens. “É uma solicitação necessária diante do fato público e notório das inundações ocorridas nos últimos dias em Ariquemes e Região, por conta dos grandes volumes de águas pluviais.” Concluiu Thiago Flores, prefeito de Ariquemes.

Fonte: DIRCOM/PMA