Terça, 10 Abril 2018 08:51

Aprovado projeto do Vereador Rafael que cria o dia da conscientização do autismo

Foi aprovado na sessão da última segunda (09), o projeto de Lei Nº2666/18, de autoria do Vereador Rafael Bento Pereira (Rafael é o Fera – DEM), que institui o dia municipal de conscientização do autismo.

O Autismo, também conhecido como Transtornos do Espectro Autista (TEA), são transtornos que causam problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social da criança.  Atualmente, estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo todo possuem algum tipo de autismo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com relação ao Brasil, esse número passa para 2 milhões. Esse transtorno não possui cura e suas causas ainda são incertas, porém ele pode ser trabalhado, reabilitado, modificado e tratado para que, assim, o paciente possa se adequar ao convívio social e às atividades da melhor forma possível. Quanto antes o Autismo for diagnosticado melhor, pois o transtorno não atinge apenas a saúde do indivíduo, mas também de seus cuidadores, que, em muitos casos, acabam se sentindo incapazes de encararem a situação.

Pela redação do projeto, o dia da conscientização do Autismo deverá ser incluído no calendário oficial de eventos da cidade, e deverá ser comemorado anualmente no dia 02 de Abril.

No dia específico para essa conscientização, deverão ser promovidos eventos, seminários e palestras, a fim de informar e promover os direitos do autista. Os eventos deverão ser realizados nas dependências das escolas municipais, e no Centro de Referência da Assistência (CRAS).

De acordo com o proponente do projeto, Vereador Rafael, na cidade de Ariquemes tem um alto índice de autistas, e com a aprovação desse projeto poderá ser uma forma de inclusão e até mesmo de mais conhecimento dessa doença.