Terça, 29 Janeiro 2019 09:38

Em tribuna

Sessão dia 28/01

Capitão Levi (MDB) – Disse que há mais de um ano cobra do executivo municipal para coibir o transporte irregular no município, destacou que existe uma legislação que proíbe, podendo quem o fizer, ser multado. Capitão falou ainda que, quem for flagrado com esse tipo de transporte poderá até mesmo ter o carro rebocado e carteira de habilitação apreendida. O Vereador disse ainda que, atualmente existe na cidade um aplicativo operando com transporte de pessoas, o parlamentar informou que estão trabalhando irregularmente, pois não existe nenhuma lei que regulamenta.

Pastor Eronildo (PRB) – Pastor Eronildo ao usar seu tempo em tribuna, manifestou pesar às famílias das vítimas do acidente do rompimento da barragem de rejeitos da companhia Vale, na cidade de Brumadinho – MG, ocorrido no dia 25/01/19. Eronildo também falou que encaminhou um ofício para o SAMU, a fim de informar quantos acidentes de trânsito ocorridos no ano de 2018 e, início de 2019.

Zul Pinheiro (PTB) – Disse de um projeto de sua autoria para reconhecer como utilidade pública, a Associação de Amigos dos Animais (ASAMAR). Para o Vereador, é um projeto de suma importância, pois dará condições a uma entidade para poder cuidar de animais abandonados pelas ruas da cidade. Zul destacou que há pessoas engajadas para poder ajudar esses animais, disponibilizam de seu tempo, de dinheiro, são pessoas que estão fazendo o papel do governo.

Natan Lima (PTB) – Ao se pronunciar, o Vereador defendeu a aprovação do seu Projeto de Lei Nº2759/18, que denomina a Biblioteca da Escola Municipal, Professor Venâncio Kottwitz, de Adriana Brito Ferreira dos Santos.

Rafael Bento – Falou de uma bandeira que levantou no ano de 2018 para acabar com o recesso do meio do ano, o Vereador disse que já está oficializando um projeto para esse fim. O parlamentar também falou de um projeto de sua autoria que delimita o tempo máximo de atendimento nos estabelecimentos de saúde de Ariquemes, projeto que está em tramitação na câmara.

Joel da Yamaha (DEM) – Lembrou da tragédia ocorrida na cidade de Brumadinho – MG, manifestou seu pesar às famílias das vítimas do acidente ocorrido no dia 25/01. Cobrou da Secretaria de obras, mais ações para melhorar o tráfego na cidade, ressaltou sobre um ofício solicitando a construção de uma rotatória entre a Avenida Candeias e Avenida Jarú. Também cobrou melhorias nas estradas vicinais. Também cobrou via ofício em três pontos. Primeiro Ponto: Para que a secretaria de agricultura não inicie as obras da feira do produtor no período das chuvas, para que não venha prejudicar os feirantes. Segundo Ponto: Se não for possível atender o primeiro ponto, que a reforma seja feita por etapas. Terceiro Ponto: Se não for possível atender os dois pontos anteriores, que tendas sejam contratadas para atender os feirantes.

Nairton da Saúde (PROGRESSISTA) – Ao abrir seu discurso, pediu 1 minuto de silêncio para as vítimas do acidente da cidade de Brumadinho –MG. Destacou a importância do trabalho do INACAR, acompanhando pessoas com diagnóstico de câncer. Disse estar preocupado com a saúde municipal, que é alarmante o atendimento em determinada Unidade Básica de Saúde (UBS).

José Augusto (PPS) – Relatou sobre uma visita que fez a um supermercado da cidade, o qual tem uma estação de tratamento de esgoto, segundo o Vereador, o descarte do esgoto é feito em um canal logo após o supermercado, mas que o canal não tem vazão suficiente e acontece transbordamento. O Vereador disse ainda que o descarte feito do esgoto não seja apropriado, pois o que rege a legislação, o mesmo não pode ser feito em canais, mas sim em rios, isso depois de devidamente tratado. Augusto cobrou providências da Secretaria de Meio Ambiente para coibir tal situação.

Amalec da Costa (PSDB) – Destacou sobre um convite para conhecer Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, na cidade de Ji-Paraná. Tal convite veio de encontro ao projeto que os Vereadores votaram para regularizar a área da entidade na cidade de Ariquemes. Pediu ainda a manutenção dos votos para garantir repasses de recursos para entidades filantrópicas do município de Ariquemes. Disse que são serviços essenciais e, que o terceiro setor faz toda a diferença, pois o município não teria condições para manter os atendimentos.